rightA informação em seu relatório de crédito tem um enorme impacto sobre sua possível qualificação para um financiamento imobiliário e sobre a taxa de juros que o agente financeiro irá lhe oferecer. Consequentemente, é importante que seu relatório de crédito reflita uma imagem positiva sobre o modo como você administra o seu dinheiro. Se você estiver se preparando para comprar uma casa, a verificação do seu relatório de crédito é a melhor maneira de assegurar que irá obter o empréstimo e a taxa de juros que você merece.

O modo mais fácil de verificar o que consta do seu relatório de crédito é entrar em contato com as três agencias nacionais de consulta de crédito – Equifax www.equifax.com,
Experian www.experian.com e TransUnion www.transunion.com - e solicitar uma cópia a cada uma delas. Isto é porque as três agencias são independentes uma da outra e as informações podem ser diferentes em cada um dos três relatórios. Além disso, você não sabe que agencia seu agente financeiro irá usar para verificar o seu crédito, então é melhor verificar se todas as três possuem as informações corretas sobre o seu histórico de crédito.

Se você teve o crédito negado, o seguro ou emprego por causa das informações contidas seu relatório de crédito, de qualquer uma das três agencias, você pode conseguir um relatório de crédito grátis entrando em contato com a agencia no prazo de 60 dias após o recebimento de um aviso de negativação. Além disso, você tem direito a uma cópia anual grátis do seu relatório quando você atestar por escrito que (1) está desempregado e procurando emprego há 60 dias, (2) você está atualmente por conta da previdência social, ou (3) seu relatório contém erros devido a enganos. Nos demais casos, as agencias cobram uma taxa por cada cópia do seu relatório.

Por uma taxa adicional, cada agencia pode lhe oferecer diferentes relatórios, como por exemplo:

  • Um relatório de crédito com ou sem sua classificação de crédito.
  • Um relatório de crédito três-em-um, no qual você pode observar comparações de registros em conjunto das três agencias, com ou sem as classificações.
  • Serviços de notificação quando seu histórico de crédito é solicitado.
  • Mudanças de rotina em observações do seu arquivo.
  • Assinaturas que lhe permitam acesso regular ao seu relatório.

Novas leis oferecem acesso gratuito aos seus relatórios de créditoleft
Em breve você poderá obter gratuitamente seu relatório de crédito, independentemente da sua situação empregatícia ou financeira. Uma emenda recente à lei federal de Informação Justa em Relatórios de Crédito (FCRA) obriga cada agencia a fornecer uma cópia grátis do seu relatório de crédito, a partir de solicitação sua, uma vez por ano, emwww.annualcreditreport.com. 

Relatórios gratuitos serão introduzidos gradativamente em um período de nove meses, desde a costa oeste até a costa leste, a partir de1º de dezembro de 2004. Até setembro de 2005, relatórios grátis estarão acessíveis a todos os interessados.

A seguir a indicação das disponibilizações para um relatório de crédito grátis:

A partir de 1º de dezembro de 2004 - Clientes no Alasca, Arizona, California, Colorado, Hawaii, Idaho, Montana, Nevada, New Mexico, Oregon, Utah, Washington e Wyoming.

A partir de1º de março de 2005 - Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, North Dakota, Ohio, South Dakota e Wisconsin

A partir de1º de junho de 2005 - Alabama, Arkansas, Florida, Georgia, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Oklahoma, South Carolina, Tennessee e Texas

A partir de 1º de setembro de 2005 - Connecticut, Delaware, Maine, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, New Jersey, New York, North Carolina, Pennsylvania, Rhode Island, Vermont, Virginia e West Virginia – o Distrito de Colúmbia, Porto Rico e todos os territórios dos EUA.

Se você está pensando em comprar uma casa ou simplesmente curioso acerca do seu relatório de crédito, é importante corrigir quaisquer erros encontrados o mais rapidamente possível.  Você não deseja que erros em seu relatório de crédito venham a afetar a sua qualificação de crédito no futuro.